Publicado por: Travessia BP | 10/08/2010

HISTÓRIA DA MARATONA AQUÁTICA

Sabe-se que a natação é umas das modalidades esportivas mais antigas já registradas por arqueólogos do mundo todo, o homem já bem com a pratica da natação desde a época das cavernas como modo de sobreviver de predadores terrestres ou como busca de alimentos ( peixes). Designa-se por natação de águas abertas, natação de alto mar, natação de águas livres, natação de longa distância ou natação de fundo a natação de grandes distâncias, realizada em lagos, rios ou mar aberto. Normalmente, toma a forma de travessias ou provas de mar. Dadas as grandes distâncias percorridas, é por vezes designada por maratona aquática, embora não sejam disputadas distâncias iguais à longa corrida terrestre de mais de 42 km.

Os primeiros desportistas da natação procuravam vencer desafios da natureza, por vezes, extravagantes. A necessidade de alcançar grandes feitos, em diferentes domínios, era uma constante. Os jornais da época publicitavam disputas, desafios públicos para que alguns homens, do desporto náutico, cometessem esta ou aquela façanha ou medissem forças com a natureza numa prova definida. Quanto mais difícil melhor era para atrair as audiência Juntavam-se multidões para assistirem a esses duelos onde o espírito de honra era posto em causa e que o cumprimento integral do proposto era prestigiante. Estas competições foram caindo em desuso, por um lado, pelo aumento do número de piscinas existentes, por outro, devido à poluição que gradualmente foi tomando conta dos recursos hídricos naturais. Tornaram-se célebres as travessias do canal da Mancha e as longas maratonas natatórias que ocorriam nos rios e no mar de todo o mundo. Há uns anos a esta parte, estas competições tem renascido e algumas delas são já consideradas um marco na Europa. Hoje as provas são divididas entre as de distância inferior e superior a 10 km. Nos campeonatos mundiais, são realizadas três provas da modalidade, nas distâncias de 5 km, 10 km e 25 km, sempre para mulheres e homens. Tal como a natação desportiva, a natação sincronizada, os saltos ornamentais e o pólo aquático, as provas de natação de águas abertas são regidas pela Federação Internacional de Natação. Em 27 de Outubro de 2005, o Comitê decidiu integrar a natação de águas livres no programa dos Jogos Olímpicos 2008. Uma só prova, a de 10 km, será disputada por homens e mulheres. No mês seguinte, a Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA) incluiu a modalidade no programa dos Jogos Pan-americanos do Rio 2007, quando também fez a estréia em edições de Jogos Pan-americanos.

A Natação de Longa Distância tem suas raízes no feito do Capitão Matthew Webb, o primeiro homem a atravessar a nado o Canal da Mancha em 1875.

Nosso primeiro brasileiro a atravessar o famoso e glorioso canal da mancha foi o nadador Abílio Couto, nasceu em 1924 aprendeu a nadar aos 8 anos, e como todo atleta aficionado pelo esporte, costumava “cabular” aula para ir nadar, na piscina da Recreativa de Ribeirão Preto. Em 1942 aos 18 anos se consagrava campeão dos jogos abertos do interior, pela natação, feito que repetiu mais 5 vezes (1943,1944,1945,1946,1952 ) nos anos seguintes.Durante toda a adolescência ganhou títulos nadando provas rápidas em piscinas, pela então FPN, e participava de provas de revezamento, aonde nadava costas. Mas sua consagração viria mesmo fora das piscinas e dentro dos mares.

Em 1958 após algumas tentativas frustradas no ano anterior, Abílio voltava à Inglaterra para ser o primeiro brasileiro a atravessar a nado o Canal da Mancha, tornando-se um dos primeiros mitos da natação brasileira. Com o feito Abílio obteve repercussão mundial, o motivo é que o Canal da Mancha representa a maior façanha em todo o mundo de um nadador de águas abertas, até hoje. A fama de Abílio viria a crescer ainda mais no ano seguinte, em 1959, quando nadou de Dover na Inglaterra para Wissant na França, realizando sua segunda travessia na prova mais importante da modalidade, e não foi só isso, Abílio fez o tempo de 12 hrs e 49 min. E tornando-se então o recordista mundial da travessia do Canal da mancha, no sentido Ing-Fra caindo de novo na atenção da mídia mundial. Após isso Abílio voltou consagrado para o Brasil? Não, ainda não. Após 14 dias de bater o recorde mundial ele retornou para o Canal para realizar sua última travessia, e a fez. Mas vale lembrar que essa travessia era a prova do Campeonato Mundial de natação em águas abertas, e Abílio, ainda amador, não só entrou na competição como também venceu todos os profissionais, tornando-se no mesmo ano recordista mundial e campeão mundial do canal da mancha!!!

Abílio Couto ( in memorian)

Primeira travessia de Abílio, 1958,da França para a Inglaterra( Couto’s first crossing ,from France to England , 1958)

Hoje nosso maior nome em travessias é a brasileira Poliana Okimoto, nada desde os dois anos de idade e começou a competir com sete. Durante uma competição, levou um tapa na orelha que acabou machucando seu tímpano e obrigando que ela fizesse cirurgia e ficasse um tempo sem nadar.

Venceu a Travessia dos Fortes de 2005. Competiu na primeira aparição da modalidade nos Jogos Pan-americanos de 2007 no Rio de Janeiro, em que recebeu a medalha de prata, sendo a primeira medalha brasileira desta edição. Nas Olimpíadas de Pequim 2008, Poliana chegou em 7º lugar na prova da maratona aquática feminina. Em 2009, Poliana venceu a Copa do Mundo de maratona aquática, vencendo 9 das 11 etapas disputadas, tornando-se a primeira brasileira campeã da modalidade. Foi considerada pela Revista Época uma dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.

Poliana Okimoto na chegada dos Jogos Sul americanos 2007 Rio, medalha de prata.

Poliana Okimoto, campeã da Copa do mundo de águas abertas.

fontes:

http://www.maratonaaquatica.com.br/

http://shears.vilabol.uol.com.br/resumo.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ab%C3%ADlio_Couto

Igor Fabbiano Russi

CREF:046319-G/SP
Especialista em Natação
Técnico da Equipe Zumm

Deixe um comentário

Categorias